terça-feira, 11 de junho de 2013

II Fórum Intersetorial em Monteiro Lobato - Diversos Somos Todos (as)

O II Fórum Intersetorial ocorrido no dia 24 de maio foi uma maneira de integrar as pessoas para reflexão, abordando diversos assuntos.

Como abertura das atividades do fórum, tivemos a 1° palestra com a participação do Dr. Gilson Carvalho falando sobre Saúde-Sus: Direito do Cidadão (ã), que por sinal foi palestra muito produtiva.


Após a palestra fomos para o café comunitário, que estava muito bom. Depois os participantes foram para as rodas das diversidades e cada um teve a oportunidade de escolher em qual roda queria participar.

No total foram 08 rodas, que abrangeram os seguintes temas: Diversidade Religiosa, Diversidade de Gerações com foco na Pessoa Idosa, Diversidade Étnica/Racial, Diversidade de Orientação Sexual, Diversidade Socioambiental, Diversidade Cultural, Diversidade de Gêneros com foco no Direito das Mulheres e Diversidade de Habilidade com foco na Pessoa com Deficiência.


Após o término das atividades da manhã todos e todas foram liberados para o almoço. No período da tarde, para retomar as atividades, tivemos uma fala da adolescente Taiane Oliveira representando a RAM e do jovem Filippo Almeida da ONG GAM, sobre o Protagonismo Juvenil e a importância do respeito a diversidade quando se trabalha com adolescentes e jovens.

 Para finalizar o fórum tivemos como atividade técnica final uma mesa redonda com o tema “Caminhos para a promoção da saúde, cultura de paz e direitos humanos’’ com a participação de Lourdes Alves de Souza – mediadora, Padre Jaime Crowe – presidente da ONG Sociedade Santos mártires e Dr. Sérgio Francisco Luiz.

Para encerrar o evento em grande estilo, tivemos apresentação do coral de crianças do Instituto Pandavas cantando a música Aquarela do Brasil, Júlio Rhazec e Marcelo Lira cantando o hino da África e apresentação da Banda de Monteiro Lobato.


Eu avalio que esse fórum foi muito importante para os participantes e principalmente para os moradores de Monteiro Lobato, pois com esse fórum poderão  por em pratica tudo o que aprenderam e multiplicar seus conhecimentos.


Feito por: Kethy adolescente da RAM.

2 comentários:

  1. foi muito divertido, pois falaram sobre varios assuntos e tiveram varias rodas de conversas, filmagem, entre outros.
    a parte que mais gostei foi da hora do almoço

    ResponderExcluir
  2. foi muito legal participar do evento, adorei fazer a filmagem do fórum, na mesa redonda realmente foi abordado temas bastante construtivos e espero participar ano que vem.

    ResponderExcluir