terça-feira, 6 de março de 2012

Resumo I Caminhada pela Paz

No dia 19 de Fevereiro, aconteceu a I Caminhada pela Paz nas ruas do centro de Monteiro Lobato, com o desfile dos dois dragões (o verde da motivação e o branco da paz), o Coral do Instituto Pandavas, a Banda Municipal, os e as adolescentes da RAM, os idosos do Asilo Cantinho São Vicente, o grupo Hip Hop Prevenção, os cidadãos lobatense e turistas da região.

Durante o evento foi criado e grafitado um muro de lata pelo artista Fred de São José dos Campos, representando o grupo Collors. O coral do Instituto Pandavas deu abertura ao evento cantando a música Ode à Alegria que inspirou Beethoven a criar a 9ª Sinfonia. A Banda Municipal além de executar a 9ª Sinfonia, contagiou toda caminhada com sua trilha sonora durante todo o percurso, que foi desde música clássica até Lady Gaga e Michel Teló e, para encerrar o evento, houve uma apresentação de Hip Hop misturando Rap com música clássica e a apresentação do Rap da Paz.

Com a caminhada foi possível divulgar para as pessoas um pouco mais sobre as nossas ações. Foi possível expor as telas realizadas nas oficinas de Graffiti com o artista End durante os encontros da RAM. O educador Diego Miranda e a psicóloga do centro de saúde Juliane Prado tiveram a oportunidade de explicar mais sobre a RAM e sobre o projeto Tecendo Redes e compartilhar também para o público os nossos planos para 2012.

A caminhada foi muito proveitosa, pois além de entreter e ser uma atividade cultural serviu como uma ferramenta para refletirmos sobre a violência e a Promoção da cultura de Paz.

Em minha opinião, ações como essa deveriam existir mais vezes, pois deu pra perceber que muita gente se interessou pelo evento e gostou de ter participado. Eu também gostei muito da caminhada, principalmente pelo fato dela ter sido feita para agradar todos os tipos de público, desde crianças e adolescentes, até os mais velhos - adultos e idosos.

Autor: Ivan Donizete, 2ºA, Escola Estadual Sonnewend