quarta-feira, 11 de abril de 2012

Refletindo e Evoluindo Sobre a Terceira Idade

O Boletim Informativo - O Grito da RAM, de Abril vai falar sobre os idosos de Monteiro Lobato, em especial aqueles que têm 90 anos ou mais. Só para você ter noção, uma pessoa de 90 anos viveu na sua vida 32.760 dias ou se você preferir 786.240 horas... Nossa é tempo pra de-déu!

No dia 30 de Março, os adolescentes da RAM (grupo da tarde) visitaram o asilo Cantinho de São Vicente. Para alguns adolescentes foi o primeiro contato com esse espaço e, por isso, alguns estranharam, pois muitos não mantêm contato frequente com os idosos.

Já para os outros adolescentes que tem contato mais frequente com os idosos, seja em casa, na rua, igreja ou até mesmo no próprio asilo, foi uma sensação diferente, eles reagiram mais descontraídos, demonstrando mais interação.

O asilo não era bem como imaginávamos. Alguns imaginavam um monte de senhores e senhoras jogando baralho e bem falantes. Outros já imaginavam um monte de velhinhos acamados e doentes. A verdade é que o asilo Cantinho de São Vicente é um lugar bem tranquilo, que possui idosos com ou sem problemas de saúde, alguns alegres e outros nem tanto...

A nossa sociedade de modo geral excluí os idosos, pois acham que quanto mais velhos, mais doentes eles estão. Mas precisamos ter claro que velhice não é sinônimo de doença. Em todas as etapas da vida estamos vulneráveis a ficar enfermos.

Os idosos são excluídos também devido as suas diferenças, como por exemplo: o modo de fazer as tarefas; eles possuem limitações físicas e psicológicas e um novo tempo e velocidade para fazer as coisas, que nós não entendemos e nem respeitamos. Assim como a Adolescência é uma nova etapa da vida, a Terceira Idade também.

Infelizmente de modo geral, as pessoas não dão valor ao saber e as experiências dos idosos. Precisamos nos conscientizar que iremos passar por essa fase e que precisamos valorizar os idosos para sermos valorizados mais tarde, não só pela troca "respeitar para ser respeitado", mas sim porque toda pessoa, independente da idade, etnia, crença e classe social merece respeito, pois antes de tudo, somos Seres Humanos.

Autoras: Agda Cássia, Julia Santana e Natasha Estevam