terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Últimas notícias 2012

SAUDAÇÕES A TODOS/TODAS
CONFIRAM AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES
SOBRE A RAM NESSE FIM DE ANO!

 VOCE TEM FOME DE QUE?

Inspirados na musica dos titãs ‘’ você tem fome de que?’’ Os adolescentes da RAM fizeram uma campanha, com a ideia inicial de divulgar o trabalho na internet/rede social multiplicando o conhecimento sobre: cultura, lazer, música, segurança, educação e outras comidas e bebidas essências para uma vida boa em Monteiro Lobato.
 
E dentro desse tema fizemos um clipe de 30 segundos para o V EPA - encontro paulista de adolescentes. Frisando os temas: arte, cultura e audiovisual.
 
 
  TAMAR
No dia 07/12 os adolescentes da RAM juntamente com os adolescentes do projeto ação jovem foram visitar o projeto TAMAR – Tartarugas Marinhas (Ubatuba) .Com o objetivo de promover a reflexão sobre a preservação ambiental o cuidado que devemos ter com a fauna e a flora e também para reforçar a união entre os dois projetos. E depois da visita ao projeto os adolescentes aproveitaram e molharam os pés na praia.
 
A visita ao projeto foi muito boa para esclarecer certas duvidas que temos em relação ao meio ambiente e adquirir conhecimento para que não joguemos os lixos no mar, rios, lagos e etc.. Pois isso no final das contas afetara a todos e temos que nos conscientizar desde pequenos. (Kethellyn – RAM).
 

V EPA

O 5º EPA – ENCONTRO PAULISTA DE ADOLESCENTES de 10 a 14 de Dezembro na cidade de Paraibuna, contou com a participação de cerca de 100 adolescentes de diversas cidades e a RAM participou com 14 pessoas, sendo 12 adolescentes e 02 educadores. O encontro teve como tema ‘’Encine: cultura digital + artivismo’’, adolescentes promovendo o áudio visual. E entre esses quatro dias houve vários cursos e minicursos promovendo ao adolescente o conhecimento e o ‘poder’ de multiplicar os seus conhecimentos para outros adolescentes/adultos.

Em minha opinião o V EPA foi muito bom, pois os cursos foram intensos, proveitosos e com muita qualidade. Além do curso a integração que fizemos com as outras pessoas foi muito importante pois assim conseguimos trocar conhecimentos e fazer amizades, o bom desses encontros é que lá ninguém te trata diferente, somos todos iguais não importa a sua raça etnia ou crença... E que venha o ENA!!! (Kethellyn – RAM)
 
 
GRAFFITI CONTRA AS DROGAS

No dia 14 de Dezembro ocorreu o 1º GRAFFIT NA PRAÇA CONTRA AS DROGAS, ação realizada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, RAM e o grupo COLLORS de Graffiti e Arte Urbana.

o objetivo principal era sensibilizar as/os adolescentes, jovens e adultos ao combate e a prevenção quanto ao uso de drogas usando folhetos informativos e educativos e em especial o graffiti, podendo não só os grafiteiros mas as pessoas q ali passavam grafitar também. E houve também o super DJ Caio que agitou a todos com sua super animação ( risos..).
O graffiti na minha opinião é mais que um mero desenho, é uma forma de expressar o sentimento ou de manifestar algo que você quer muito, e usá-lo para incentivar o combate as drogas foi muito bom. E as pessoas que por lá passaram puderam ter a oportunidade de grafitar, e essa integração foi  muito boa. (Kethellyn – RAM).
 
ENCERRAMENTO DA RAM

Para encerrar esse final de ano com chave de ouro os adolescentes da RAM fizeram um amigo secreto muito animado e divertido com quase todos os componentes da roda.
 
O bacana é que a troca dos presentes aconteceu antes do 1º Graffiti na praça contra as drogas, no meio da praça mesmo e foi muito engraçado!
 
 
Oops! Estava quase me esquecendo: O projeto Aquarela do Brasil escrito pela psicóloga Juliane do Prado e pelo educador Diego Miranda, que é continuidade do projeto Tecendo Redes, foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Essa é uma ótima notícia, pois assim como em 2012 , 2013 será um ano de muito trabalho, melhor para os ranianos e ranianas e, também para Monteiro Lobato como um todo.
 
Por KIT de KAT - Adolescente da RAM