sábado, 1 de outubro de 2011

Grafite: A arte discriminada.

Hoje iremos falar um tema pouco abordado, o movimento artístico "Grafite" que é inúmeras vezes confundido com o ato de vandalismo de nome pichação. Vamos passar um pequeno resumo de como começou o movimento até os dias de hoje:    

"A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes com o intuito de deixar uma mensagem. No Brasil o grafite nasceu como forma de protesto, foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. No inicio os traços eram simples sem muitos detalhes mas, com os passar do tempo os traço começaram a ganhar cada vez mais técnica e o movimento cada vez mais seguidores e admiradores."

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Muitos confundem o movimento artístico grafite com o ato de vandalismo (pichar), pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, do outro a pichação não passa de poluição visual e vandalismo, por esse motivo essa arte ainda é MUITO discriminada.

A ideia de escrever um pouco sobre o Grafite surgiu com a vinda o artista que assina com a tag (é a assinatura do grafiteiro nos trabalhos.) "End" nas reuniões do RAM, com a proposta de ensinar um pouco sobre esse universo do Grafite.

Algumas fotos do último encontro:






Por: Ruka (Lucas)