terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Construção do Dragão Negro Fêmea, Matinê Gbowee e II Caminhada pela PAZ!

Saudações a todos e todas!

É meus amigos e amigas, muitos dizem que o ano só começa depois do carnaval, mas tenho certeza que essa não foi a realidade para muitos de vocês e nem mesmo para a RAM, pois mesmo em período de férias escolar os ranianos e ranianas voltaram a ativa desde o dia 16 de Janeiro para a realização das oficinas de arte-cultura sobre os temas raça/etnia, gênero e respeito as diversidades e construção do dragão negro fêmea para Matinê Gbowee e II Caminhada pela Paz!

Todas ações acima, fazem parte do Projeto Aquarela do Brasil contemplado pela portaria nº 22 de 08 de Agosto de 2012 do Ministério da saúde, com foco nas temáticas gêneros e raça/etnia para promoção de cultura da PAZ. O projeto Aquarela do Brasil é a continuidade do projeto Tecendo Redes desenvolvido durante o ano de 2012 em Monteiro Lobato.

Foram desenvolvidas 06 oficinas de arte-educação com os adolescentes da RAM  para construção do dragão negro fêmea simbolizando a diversidade étnica/racial e igualdade de gênero para ser integrado junto ao dragão da paz e o dragão motivação durante a II Caminhada Pela Paz a ser realizada na matinê do carnaval de 2013. 

As oficinas ocorreram nos dias 16, 18, 23, 25, 30/01 e 01/02, com o comando dos educadores Filippo Almeida (GAM) e Carlos Victor (Escola de Samba Mocidade Auê).



A “Matinê Gbowee” realizada do dia 10 de fevereiro abordou a diversidade musical misturando a cultura Hip Hop (DJ, Rap e Graffiti) a tradição das Bandas de sopro das praças, o coral de crianças do Instituto Pandavas e os ritmos afro com os grupos Afrobase e Treme Terra, ambos do Instituto Nação, além de levar para o palco, o grupo Hip Hop Prevenção e as mulheres do grupo de Rap D'Origem, enquanto protagonistas das mudanças culturais.



A II Caminhada pela Paz teve como foco os temas: respeito às diversidades, igualdade de gênero e valorização étnico-racial. Estavam envolvidos diretamente na sua organização os (as) integrantes da RAM,  os profissionais integrantes  da Rede Intersetorial de Apoio às Famílias em Situação de Violência, voluntários e Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato. O projeto Aquarela do Brasil é coordenado pela psicóloga do Centro de Saúde, Juliane Prado.


 Obrigado a todos e todas que contribuíram para essa festa maravilhosa!

Axé!

Diego Miranda - Educador da RAM