quarta-feira, 11 de abril de 2012

Refletindo e Evoluindo Sobre a Terceira Idade

O Boletim Informativo - O Grito da RAM, de Abril vai falar sobre os idosos de Monteiro Lobato, em especial aqueles que têm 90 anos ou mais. Só para você ter noção, uma pessoa de 90 anos viveu na sua vida 32.760 dias ou se você preferir 786.240 horas... Nossa é tempo pra de-déu!

No dia 30 de Março, os adolescentes da RAM (grupo da tarde) visitaram o asilo Cantinho de São Vicente. Para alguns adolescentes foi o primeiro contato com esse espaço e, por isso, alguns estranharam, pois muitos não mantêm contato frequente com os idosos.

Já para os outros adolescentes que tem contato mais frequente com os idosos, seja em casa, na rua, igreja ou até mesmo no próprio asilo, foi uma sensação diferente, eles reagiram mais descontraídos, demonstrando mais interação.

O asilo não era bem como imaginávamos. Alguns imaginavam um monte de senhores e senhoras jogando baralho e bem falantes. Outros já imaginavam um monte de velhinhos acamados e doentes. A verdade é que o asilo Cantinho de São Vicente é um lugar bem tranquilo, que possui idosos com ou sem problemas de saúde, alguns alegres e outros nem tanto...

A nossa sociedade de modo geral excluí os idosos, pois acham que quanto mais velhos, mais doentes eles estão. Mas precisamos ter claro que velhice não é sinônimo de doença. Em todas as etapas da vida estamos vulneráveis a ficar enfermos.

Os idosos são excluídos também devido as suas diferenças, como por exemplo: o modo de fazer as tarefas; eles possuem limitações físicas e psicológicas e um novo tempo e velocidade para fazer as coisas, que nós não entendemos e nem respeitamos. Assim como a Adolescência é uma nova etapa da vida, a Terceira Idade também.

Infelizmente de modo geral, as pessoas não dão valor ao saber e as experiências dos idosos. Precisamos nos conscientizar que iremos passar por essa fase e que precisamos valorizar os idosos para sermos valorizados mais tarde, não só pela troca "respeitar para ser respeitado", mas sim porque toda pessoa, independente da idade, etnia, crença e classe social merece respeito, pois antes de tudo, somos Seres Humanos.

Autoras: Agda Cássia, Julia Santana e Natasha Estevam






18 comentários:

  1. Isso mesmo!
    Devemos respeitar a 3° idade, pois iremos passar por essa fase um dia e tambem por que o respeito vai acima de tudo!
    Tomara que com esse artigo e os outros vários recursos que virão por ai a gente consiga mudar muitas cabeças por aí, e fazer dos mais novos um novo conceito de velhice, não o conceitos ruins mais sim os bons. Por que a cada fase da vida temos nossos beneficios!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas! o texto ficou excelente! bjo, Ju.

    ResponderExcluir
  3. A quebra do vinculo familiar pesa na vida desses idosos.
    Recebem dos funcionários do asilo cuidados. O carinho que tinham possivelmente dos familiares se perdeu, perderam com o afastamento dos filhos, netos, os familiares; muitos nunca mais encontrarão seus amigos de uma vida toda.
    Nesse momento passam a contar com o calor e carinho das visitas generosas como essa que vocês fizeram.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Realmente temos que ser compreensivos com os idosos,não só porque é uma fase que chegará para todos e sim porque somos todos iguais,criança,jovens,adultos e idosos.Se queremos ser respeitados temos que respeitar também,se queremos que as pessoas nos de carinho temos que ser carinhosos e essa fase pela qual os idosos passam é uma fase muito dificil entao temmos que ajuda-los a se sentirem mais amados.
    Parabéns a vcs participantes do projeto RAM!!!

    ResponderExcluir
  5. to achando legal isso e interessante... ummmm...

    ResponderExcluir
  6. quando entrei ficava mais na minha,nao me enturmava e tbm nao me interessava muito...mas agora to achando muito legal e tbm to ficando muito interessada. Gosto muito das brincadeiras e do que conversamos...

    Isa

    ResponderExcluir
  7. bruno volta pra ram. to com saudades vc e engracado... kiss..

    fernanda

    ResponderExcluir
  8. gent adoro tds vcs q participam da ramm.....
    bjsss inez #sempre no s2

    ResponderExcluir
  9. entrei na ram e fiz varios amigos

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muito do grupo da ram,concerteza a gente tem q respeitar os velhos.

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito do grupo da ram,concerteza a gente tem que respeitar os idosos,eles tambem precisam de atenção, não é so por que eles são mais velhos e não podem ser respeitados,eles são como a gente tem vezes que tamos de mal humor,bravo...e etc...

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do texto, e devemos sempre respeitar os mais velhos concerteza!!! Que pena, que eu não estava esse dia com eles ... :(

    ResponderExcluir
  13. a ram é muito locaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pera ai que já vou termina aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa terminei

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto,ficou ótimo.... Bjos,bjos

    ResponderExcluir
  15. Na ram a gente aprende muita coisa legal sobre a vida,melhorei muito depois que participei do ram,respeito todos,por que tambem gosto de ser respeitada,gente por favor respeite todos,para ser respeitado.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho a Ram muito legal,no dia que eles foram no asilo queria estar presente junto com todos.tchau

    ResponderExcluir
  17. Adorei ter participado da entrevista no asilo. Acredito que todos deveriam respeitar mais os idosos!

    ResponderExcluir
  18. Estou adorando interagir mais com os idosos, eles me passam uma sabedoria, e tranquilidade. A cada entrevista que participo eu aprendo mais e mais, e me supeendo com as historias.

    ResponderExcluir