terça-feira, 6 de março de 2012

Resumo I Caminhada pela Paz

No dia 19 de Fevereiro, aconteceu a I Caminhada pela Paz nas ruas do centro de Monteiro Lobato, com o desfile dos dois dragões (o verde da motivação e o branco da paz), o Coral do Instituto Pandavas, a Banda Municipal, os e as adolescentes da RAM, os idosos do Asilo Cantinho São Vicente, o grupo Hip Hop Prevenção, os cidadãos lobatense e turistas da região.

Durante o evento foi criado e grafitado um muro de lata pelo artista Fred de São José dos Campos, representando o grupo Collors. O coral do Instituto Pandavas deu abertura ao evento cantando a música Ode à Alegria que inspirou Beethoven a criar a 9ª Sinfonia. A Banda Municipal além de executar a 9ª Sinfonia, contagiou toda caminhada com sua trilha sonora durante todo o percurso, que foi desde música clássica até Lady Gaga e Michel Teló e, para encerrar o evento, houve uma apresentação de Hip Hop misturando Rap com música clássica e a apresentação do Rap da Paz.

Com a caminhada foi possível divulgar para as pessoas um pouco mais sobre as nossas ações. Foi possível expor as telas realizadas nas oficinas de Graffiti com o artista End durante os encontros da RAM. O educador Diego Miranda e a psicóloga do centro de saúde Juliane Prado tiveram a oportunidade de explicar mais sobre a RAM e sobre o projeto Tecendo Redes e compartilhar também para o público os nossos planos para 2012.

A caminhada foi muito proveitosa, pois além de entreter e ser uma atividade cultural serviu como uma ferramenta para refletirmos sobre a violência e a Promoção da cultura de Paz.

Em minha opinião, ações como essa deveriam existir mais vezes, pois deu pra perceber que muita gente se interessou pelo evento e gostou de ter participado. Eu também gostei muito da caminhada, principalmente pelo fato dela ter sido feita para agradar todos os tipos de público, desde crianças e adolescentes, até os mais velhos - adultos e idosos.

Autor: Ivan Donizete, 2ºA, Escola Estadual Sonnewend








4 comentários:

  1. Parabéns a RAM que de acordo com a avaliação feita pelos membros da REDE, foi o grupo que participou de maneira mais efetiva e entusiasmada da organização e realização da I Caminhada pela Paz em Monteiro Lobato. Os (as) adolescentes participaram da capacitação em saúde de adolescentes nas férias de janeiro (estavam lá dia 06 de janeiro!!!)...participaram das oficinas de construção do dragão branco, apoiaram nas oficinas no Cantinho São Vicente, participaram da Caminhada conduzindo os dragões, lendo o Manisfesto pela Paz, distribuindo o Boletim "O Grito da RAM!", dando assistÊncia aos idosos...enfim, foram vcs os protagonistas pela paz!!! Parabéns, ranianos (as), vcs fizeram a diferença nesse carnaval! ju.

    ResponderExcluir
  2. adorei a caminhada pela paz é um exemplo pra q todos mude o modo de pensar e agir.

    samantha sthephanie

    ResponderExcluir
  3. conseguimos ver q os idosos azilo cantina são vicente estão com td valeu gente
    celso antonio

    ResponderExcluir
  4. Esse dia estava muito legal. Eu participei tocando na banda! Alguns amigos meus participaram carregando o dragão, outros só caminhando.
    Houve integração com os idosos, e ainda teve RAP, coral e banda municipal.

    Poderia haver mais dessa caminhada !!

    ResponderExcluir