sábado, 1 de outubro de 2011

Grafite: A arte discriminada.

Hoje iremos falar um tema pouco abordado, o movimento artístico "Grafite" que é inúmeras vezes confundido com o ato de vandalismo de nome pichação. Vamos passar um pequeno resumo de como começou o movimento até os dias de hoje:    

"A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes com o intuito de deixar uma mensagem. No Brasil o grafite nasceu como forma de protesto, foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. No inicio os traços eram simples sem muitos detalhes mas, com os passar do tempo os traço começaram a ganhar cada vez mais técnica e o movimento cada vez mais seguidores e admiradores."

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Muitos confundem o movimento artístico grafite com o ato de vandalismo (pichar), pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, do outro a pichação não passa de poluição visual e vandalismo, por esse motivo essa arte ainda é MUITO discriminada.

A ideia de escrever um pouco sobre o Grafite surgiu com a vinda o artista que assina com a tag (é a assinatura do grafiteiro nos trabalhos.) "End" nas reuniões do RAM, com a proposta de ensinar um pouco sobre esse universo do Grafite.

Algumas fotos do último encontro:






Por: Ruka (Lucas)

10 comentários:

  1. Muito boa a matéria, parabéns pela iniciativa!

    O que acha de falar um pouco sobre o tema das oficinas Ruka? Pra quem não sabe o trabalho será pautado a partir da reflexão "Quais são as palavras que eu mais quero repetir na vida?"
    Eu já estou pensando nas minhas, e você já pensou nas suas? E também já parou pra pensar quais são as palavras que os/as ranianos querem repetir? E a das outras pessoas? Bem, fica a dica!

    Adorei o texto!

    Diego Miranda

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia Diego, vou começar a planejar uma matéria a respeito Falou...

    Ruka Diniz (Raniano)

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa do Blog, é importante se fazer ouvir. Nossa cidade tem uma grande população de adolescentes e jovens talentosos, que tem um grande potencial de atuação e pode sim fazer valer os direitos assegurados pela nossa constituição. Força a todos e espero ler muitas outras reportagens interessantes como essa, abrindo um pouco da porta do universo adolescente. Muita gente (como eu) já passou dessa fase, mas parecem esquecer das dificuldades e principalmente da força de atuação dos jovens. Essa força, bem direcionada, com certeza irá trazer muitas (boas) mudanças pra nossa cidade. Mais uma vez, parabéns pelo blog e ótimo texto!
    Abçs,
    Vanessa de Abreu (Bairro do Souza)

    ResponderExcluir
  4. Olá galera do RAM,
    Parabéns pelo trabalho ! O Grafite é mais um instrumento de arte para se promover SAÚDE, pois expressa como disse o Ruka a realidade das ruas e pessoas.E uma das palavras que eu mais quero repetir na vida é PAZ!
    Muitos beijos,
    Dra Dulce

    ResponderExcluir
  5. Este trabalho está só começando e com toda certeza será um caminho compartilhado unindo na arte, jovens, adolescentes e quem mais vier para contribuir na construção harmoniosa da paz!
    abraços,
    Efigênia

    ResponderExcluir
  6. o Ram está sendo um arraso estou adorando compartilhar isto com vcs e isto é um bom começo para todos nós impossivél nÃO estar juntos de voces bom é só
    valeu!!!
    até mais
    ABRAÇOS Juliano césar

    ResponderExcluir
  7. ADORO ESTÁ NO RAM KKKK APRENDO MUITA COISA BJS LUAN

    ResponderExcluir
  8. Olá, galera!
    Parabéns pelo trabalho! Adoro grafite! É vida em intensidade! Inclusive falarei do trabalho de vcs hj à noite no III Encontro de Psicopedagogia Clinico-Institucional da UNIVAP como belo exemplo de protagonismo juvenil pelo RAM e grafite! Posso? Tudo de bom e muita paz!
    Com toda admiração,
    Dra. Ana Carla ( hebiatra em SJCampos/SP)

    ResponderExcluir
  9. Quero acompanhar de perto o trabalho de vocês.Cheguei até aqui pelas mãos de um amigo. FAlando de mim: Meu tabalho nos últimos anos esta voltado a capacitar, junto com uma equipe, escolas públicas de EM e seus professores a produzir projetos para trabalhar com adolescentes buscando recursos públicos e/ou privados para desenvolve-los. E neste caminho tenho visto e apreciado grandes histórias e feitos de jovens iguais a vocês que fazem acontecer. Passarei sempre que der por aqui para aprender. Acho que vou divulgar o blog de vocês por aí a fora posso? Marcia

    ResponderExcluir
  10. Olá, pessoal. Eu me chamo Franklin. Alguns de nós (eu, Juliano, Leandro, Ricardo) nos conhecemos no último encontro do GAM, em Monteiro Lobato. Vocês me disseram que têm um blog, aí eu resolvi entrar e ver o trabalho de vocês. Adorei. Queria saber se vocês têm MSN, FACEBOOK e/ou ORKUT? Se tiverem, por favor, me passem e me adicionem lá, pois não pude anotar no encontro, por não ter nem papel, nem caneta.
    Meu MSN é esse: franklincpv@hotmail.com
    Valeu gente! Abraços.
    ESPERO QUE ME ADICIONEM...

    ResponderExcluir