sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Roda Gigante da Vida

Atualmente vivemos em uma siciedade em que infelizmente ainda existe muito preconceito, e ele acontece em vários lugares e de várias formas. O bullying que acontece não só nas escolas, mas em casa, na rua e em vários outros lugares, ocorre muitas vezes pelo preconceito que as pessoas tem para com os outros e para com eles mesmos.

O preconceito é o ato de julgar alguém antes de conhece-lá, pela roupa, aparencia, pela cultura ou grupo que vive e segue.

Essa é uma boa definição para quem tem preconceito para com os outros, mas e quem tem preconceito para consigo? Essas são as que mais sofrem, por acreditar que são menores que os outros, que não será aceito da forma que é, que o outro é melhor em tudo, acredita que é cheios de defeito e que o outro é perfeito.

Vivemos em um mundo onde as pessoas são todas diferentes, de costumes, culturas diferentes, então não podemos tirar conclusões antes de conhecer o outro e seus motivos de ser do jeito que é; o que pode ser estranho para mim, para o outro é muito comum e vice-versa, as coisas são assim e precisamos aprender a conviver com essas diferenças para que esse preconceito possa ser extinto e não leve as pessoas a cometerem tragédias por se sentirem excluídos, mal tratados.

Consoante a tudo isso, podemos concluir que "não devemos julgar, para não sermos julgados" e não podemos jamais nos diminuir perante a uma pessoa ou um determinado grupo de pessoas, pois somos todos diferentes, mas vivemos em sociedade e precisamos nos entender. E um bom motivo para não perdemos tempo se preocupando com a diferença dos outros é que a vida passa muito rápido e que se perdemos tempo julgando e tirando conclusões antecipadas, a vida passa e você fica pra trás.

A vida é como uma roda gigante, um dia se está em cima, no outro lá embaixo, um dia você pode se achar melhor e estar em um grupo, mas em outro você pode estar sozinho e estar se sentido o menor dos menores. Não faça para os outros o que você não quer para você.

Autora: Luana Camila Claro - 3ºA

3 comentários:

  1. Parabéns Luana e parabéns a RAM por provocar essa reflexão!
    Juliane-psicóloga.

    ResponderExcluir
  2. A vida é realmente uma eterna roda gigante!
    Parabéns pelo texto e espero ver muitos outros.

    Diego Miranda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Luana pelo texto. Esse tema que vc escolheu, o preconceito, é muito importante. Não devemos mesmo julgar ninguém logo de cara.

    Bete - agente de saúde

    ResponderExcluir